PÁGINA INICIAL
NOTÍCIAS | BIOGRAFIA | DISCOGRAFIA | DVD | TOUR | BOSS BANDS | TOP10 | BrucePT
| BIOGRAFIA |
. 23.Set.1949
. 1960's
. 1970's
. 1980's
. 1990's
. 2000's
. 2010's

 
| 2000 |

A digressão mundial termina, após 15 meses na estrada, no Madison Square Garden, em Nova Iorque, numa maratona de 10 espectáculos entre 12 de Junho a 1 de Julho. Estes concertos memóráveis servirão mais tarde para a edição de um duplo CD e DVD ao vivo.

Um dos temas estreados na The Reunion Tour é "American Skin (41 Shots)", que serviu de pretexto para um boicote policial em alguns espectáculos, derivado ao conteúdo da letra. Fala sobre um imigrante guineense, Amadou Diallo, que foi morto pela polícia à porta de sua casa no Bronx, tendo sido alvejado 41 vezes.


Madison Square Garden

| 2001 |

No mês de Março, é lançado o duplo CD, "Live in New York City", recheado de temas clássicos, para além de 2 inéditos, "Land of Hope and Dreams" e "American Skin (41 Shots)".


Live in New York City

Em Novembro, é a vez do DVD: "Live in New York City". Além de ser possível ver os temas incluidos na edição em CD, inclui ainda clássicos do Boss, como por exemplo: "Thunder Road" e "Jungleland".

É definitivamente o ano do DVD para Bruce Springsteen. A edição de "The Complete Video Anthology 1978-2000" e "Blood Brothers", vêm comprovar isso mesmo.


The Complete
Video Anthology 1978-2000

Blood Brothers

Live in New York City

Derivado aos acontecimentos de 11 de Setembro, Springsteen participa num programa de televisão em directo, para angariação de fundos e homenagem às vítimas dos atentados: America: A Tribute to Heroes. A emissão começa com Bruce Springsteen a interpretar "My City of Ruins", em registo acústico, acompanhado nos coros por: Patti Scialfa, Little Steven, Clarence Clemons, Soozie Tyrell e mais três coristas. Este tema foi originalmente escrito e interpretado na digressão mundial em 2000, dedicado à cidade de Asbury Park.


Tom Hanks, Patti Scialfa, Bruce Springsteen e Little Steven
| 2002 |

O início do ano é fértil em rumores acerca de um novo disco do Boss com a E Street Band. A confirmação surgirá em Junho, com o anúncio oficial do novo trabalho, para ser lançado a 30 de Julho. "The Rising" é inspirado nos acontecimentos de 11 de Setembro de 2001, é um disco muito aguardado pelos fãs, uma vez que Springsteen não gravava com a E Street Band há quase duas décadas.


The Rising

A tournée de apoio ao novo trabalho tem início em New Jersey a 7 de Agosto e é um sucesso logo à partida. Outubro é o mês de uma mini-digressão pela Europa e no dia 16, Bruce Springsteen toca em Barcelona para os espanhóis e para o mundo. O concerto é parcialmente transmitido em directo para as estações de televisão MTV e VH1.


Barcelona, 16 de Outubro 2002

Quase a terminar o ano, Bruce participa naquele que será o derradeiro álbum do amigo de longa data: Warren Zevon, vítima de cancro. "Disorder in the House" é o título da música que faz parte do álbum "The Wind".

| 2003 |

O mais recente filme de Spike Lee: "25th Hour", tem direito a música de Springsteen. O compositor da banda sonora original do filme, Terence Blanchard, acrescentou uns arranjos orquestrais para a música "The Fuse". O nome de Bruce aparece também nos créditos finais, mas o tema não faz parte do CD com a banda sonora.


25th Hour

Em Fevereiro, na 45º cerimónia dos Grammy, Bruce foi galardoado com 3 prémios, para um total de 5 nomeações. Ganhou as categorias de melhor performance masculina, melhor canção rock e melhor álbum rock, todos para o tema que dá título ao mais recente trabalho: "The Rising". Na cerimónia interpretou os temas "The Rising" e "London Calling" numa homenagem a Joe Strummer, recentemente falecido, líder da banda britânica The Clash.


45th Grammy Awards

A The Rising Tour continua em grande e os espectáculos têm lugar em estádios, ao contrário da primeira parte da tournée, que foi realizada em pavilhões. Bruce Springsteen bate mais um recorde na sua carreira ao marcar 10 concertos para o mesmo espaço, o Giants Stadium em New Jersey, a ter lugar em Julho e Agosto.

Em Outubro, precisamente um ano depois, é lançado o DVD do concerto ao vivo em Barcelona, que foi parcialmente transmitido pela MTV e VH1. Agora é editado na íntegra, o que acontece pela primeira vez na carreira de Springsteen.


Live in Barcelona

Na mesma altura também é lançada mais uma compilação do Boss, desta vez com o título "The Essential". Um duplo CD com os melhores temas e ainda um CD extra em edição limitada, que contém algumas raridades que percorrem os 30 anos de carreira.


The Essential
| 2004 |

Fevereiro é o mês em que Warren Zevon, recentemente falecido, e amigo de longa data de Bruce, é galardoado com 1 Grammy para Best Rock Performance by a Duo or Group with Vocal, pela música "Disorder in the House" do seu derradeiro álbum "The Wind", tema onde Springsteen também participa. Também é editado um DVD relativo à gravação deste álbum. Em Outubro é editado um álbum tributo a Zevon, com a versão ao vivo de Bruce "My Ride is Here".


Enjoy Every Sandwich: The Songs of Warren Zevon

Ainda em Fevereiro, Bruce e a E Street Band são galardoados com um Pollstar Award, para a categoria de Major Tour of the Year. Estes prémios anuais da indústria musical, têm como objectivo, honrar todos os artistas que mais contribuem para o enriquecimento da música ao vivo.

Outro amigo de longa data: Gary U.S. Bonds, edita novo álbum após 20 anos sem nenhum registo de originais, no qual também participa Springsteen no tema de abertura "You Can't Teach an Old Dog New Tricks". O trabalho tem o significativo título de "Back in 20".


Back in 20

Pela primeira vez na sua carreira, Bruce Springsteen participou numa sessão de autógrafos, em Asbury Park, para assinar o seu livro Songs (reeditado com as músicas do álbum "The Rising"). Apenas 200 pessoas tiveram direito a autógrafo, revertendo as receitas das vendas à Merchants Guild of Asbury Park.

37 anos depois, são transmitidos através da estação de rádio americana NPR's, os concertos que os The Castiles (a primeira banda de Bruce), deram no ano de 1967 em Freehold.

Em Setembro é editada uma compilação com o título "Songs and Artists That Inspired Fahrenheit 9/11", organizada pelo realizador Michael Moore, responsável também pelo documentário/filme polémico "Fahrenheit 9/11". A versão de Bob Dylan "Chimes of Freedom", interpretada ao vivo por Bruce, foi a escolhida.


Songs and Artists That Inspired Fahrenheit 9/11

Depois de anunciada em Agosto, a Vote for Change Tour começa no início de Outubro, para um total de 7 concertos para Bruce Springsteen e a E Street Band. Durante pouco mais de uma semana, aproximadamente 34 concertos em 28 cidades, em 9 estados, lá estiveram também: Babyface, Jackson Browne, Bright Eyes, Dave Matthews Band, Death Cab for Cutie, the Dixie Chicks, John Fogerty, Ben Harper, Jurassic 5, Keb' Mo', John Mellencamp, My Morning Jacket, Pearl Jam, Bonnie Raitt, R.E.M., James Taylor, entre outros.
Estes espectáculos tiveram como objectivo o de tentar alterar o sistema político actual e por conseguinte, o seu Presidente. Tal não foi conseguido, apesar de dias antes das eleições a 2 de Novembro, Bruce ter participado activamente na campanha ao lado de John Kerry. No início de Junho, já se tinha manifestado no site oficial www.brucespringsteen.net, disponibilizando na íntegra um discurso que Al Gore deu no final de Maio.


Vote for Change Tour

"In Concert - MTV Unplugged" é finalmente editado em DVD no mês de Setembro. Uma edição que difere da versão em VHS, apenas na música extra: "Roll of the Dice".


In Concert - MTV Plugged

| 2005 / 2009 |

(informação em actualização)



< Década 1990 Década 2010 >


 
Bruce Springsteen & the E Street Band - Badlands Portugal - 2001/2016

"It ain't no sin to be glad you're alive"
Badlands, Darkness On the Edge Of Town, 1978